Reunião PIBID e PRP como espaços de aprendizagem na e para a formação de professores
Reunião PIBID e PRP como espaços de aprendizagem na e para a formação de professores
Suzana Barrios- UFAL
Data: 24/03/2021
A professora Suzana Barrios levantou inicialmente uma reflexão sobre qual o papel do docente na sociedade, para a busca de melhoria na educação.
Tendo em vista que muitos professores reduzem o ato de educação a uma simples técnica, agindo com competição, como consumidores/reprodutor de conhecimento e interpretador das mais variadas situações. Além disso, há aqueles professores como moldador de pessoas, pessoas capazes de competir no mercado de trabalho. Porém, essa sociedade que visa o lucro, não possibilita espaços para todos, sendo assim, alguns serão excluídos.
Outro ponto importante, abordado, é que muitas vezes a preparação do docente é reduzida da formação a BNCC, professor se resume a ensinar com base na BNCC, porém esse é um problema, tendo em vista suas limitações.
A BNCC é minimalista, pois dispõe de conteúdos mínimos, podendo as escolas atuar com mais outros assuntos.
Diante disso, é necessário construir uma dialeticidade entre universidade e escolas. E ter em mente que a escola não é só prática e as universidades não são só teoria, ambos tem contribuições nos dois sentidos.
Esses programas (PIBID e PRP) são espaços especiais para realização de pesquisa. É uma forma de mudança na e para a educação.
Link para acesso ao certificado:
https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1875Cy1331H7M8KDXo1OKx1eZEykuuc84
Comentários
Postar um comentário