Atividade Recesso - RESENHA: O filho de mil homens (Valter Hugo Mãe)
RESENHA: O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe
Na última reunião de 2020, os coordenadores indicaram a leitura do livro de Valter Hugo Mãe, O Filho de Mil Homens.
Realizei a leitura durante algumas horas de dias alternados, pois achei o livro muito extenso. O bom é que a história é muito interessante e prende o leitor, assim não fica tão cansativa.
Trago aqui uma resenha crítica sobre o livro em dois formatos, escrito e um vídeo no YouTube.
A presente obra, "O filho de mil homens" é constituída de 20 capítulos.
O escritor inicia retratando a vida de Crisóstomo um homem de 40 anos de idade, pescador que se sentia pela metade por não ter um filho, mas que logo teve esse lugar preenchido por Camilo.
O segundo capítulo é dedicado a falar da vida de uma anã e a forma como as pessoas a tratavam, e que ao final da sua história engravidou e deu origem ao outro personagem, Camilo, de pai desconhecido e de difícil descoberta pois sua mãe estava em dúvida entre 15 homens da vila. Assim a anã chegou ao fim de sua vida com o parto da sua criança.
No capítulo seguinte a história passa para a vida de Maria uma mulher que falava diferente e por isso não se sentia bem, ela é mãe de Isaura uma menina jovem que os pais tenta arrumar um casamento. Maria beira a loucura por conta do seu sotaque e Isaura apaixonada pelo rapaz para o qual foi prometida e estava disposta a tudo por ele e tomou decisões das quais se arrependeu muito, passando a ser desprezada pelo rapaz que não tinha um bom caráter.
Posteriomente, a história se volta para o filho de Matilde conhecido Antônimo, de quem as pessoas falam que é "homem maricas" Ele interessado em Isaura fez investidas amorosas e está já com 30 anos de idade, perdeu seu pai e como não tinha se casado aceitou se casar com Antonino, porém logo após o casamento ele desapareceu durante anos.
A história retorna ao nascimento prematuro de Camilo, filho da anã, que apesar de tudo e de muitos torcerem contra, sobreviveu e teve como pai adotivo o velho Alfredo, nenhum dentre os 15 homens da vila. Camilo foi criado por Alfredo sempre ouvindo histórias da avó Carminda, sua esposa, contudo após 14 anos o velho Alfredo morre e o Camilo ficou só novamente, quando então foi adotado por Crisóstomo.
O Crisóstomo sem planejar, encontra Isaura na praia, pensou ter encontrado a mulher da sua vida e então falou com ela que resistia as suas investidas por conta de tudo que já tinha passado. A partir de então começa o desenrolar da história amorosa entre os dois e como Crisóstomo, contudo, Antonino, esposo de Isaura retorna para casa e Maria sucumbe cada vez mais.
O escritor trata da vida de Antonino e de como as pessoas o tratavam mal, diziam que ele seria maricas para vida inteira e uma vergonha para mãe, está se sentia de culpada pelo filho ser quem é. Antonino sofreu muito, quase chegando a ser morto ao tempo que luta consigo mesmo e encara a realidade de sua ter também ter pensado em mata-lo.
Com o seu retorno, Antonino consegue um novo rumo para sua vida, ele junto com Isaura foram a casa de Crisóstomos e tentam resolver aquela situação.
Crisóstomos apesar de escutar muita falação sobre Isaura e Antônimo, não deu atenção e a pediu em casamento.
O escritor da vida a um novo personagem, Gerimúndio, que procurava por Rosinha criada de Matilde para se casarem, ele precisava de alguém que cuidasse dele e em troca ficaria com sua fortuna quando ele morresse. Ambos se casam apesar de Rosinha ter um romance com Rodrigues. No jantar da festa de casamento Rosinha morreu, após beber muito e comer a carne da galinha gigante que o Gerimúndio possuía e acreditava ser mágica e por isso não queria que a matasse. Rosinha deixou uma menina de nome Emília chamada de menininha, então Matilde pensou e decidiu criar a filha da sua antiga criada, e levou também o idoso para morar com ela, cuidando de suas necessidades sem interesse algum.
Os restos da galinha gigante teve um funeral providenciado por Gerimúndio pois acreditava ser mágica e por isso Rosinha morreu depois de comer-la.
A história retorna para a vida de Crisóstomo e Isaura, retratando a felicidade de todos os personagens, Gerimúndio, Camilo, Antonino, Matilde e menininha por compartilhar suas vidas.
Por fim, Crisóstomo pediu Isaura oficialmente em casamento e Gerimúndio após ver o túmulo da galinha morreu.
Apesar da morte desse personagem todos estão felizes, sentiam-se completos pela família que construíram.
A presente obra é composta por 144 páginas, apesar de ser uma leitura extensa é muito prazerosa. A cada capítulo contado as histórias de vida dos personagens vão se cruzando para superar problemas pessoais e sociais.
Trata-se de uma obra maravilhosa que aborda diversas questões sociais, proporcionando ao leitor um ambiente de reflexão. A obra em si constitui-se em um ambiente reflexivo e crítico com a finalidade de promover/influenciar mudanças.
Link
https://youtu.be/xEGkDY_Vf04
Comentários
Postar um comentário