RESENHA CRÍTICA: A elegância do ouriço
RESENHA CRÍTICA: Atividade durante o recesso
A elegância do Ouriço
O livro A elegância do ouriço de Muriel Barbery, trata-se de uma história cativante e reflexiva, dividida em 84 capítulos e 234 páginas. É um romance muito contemporâneo que apresenta a vida de um grupo de pessoas. Durante toda a obra a escritora traz o dia a dia de determinado grupo de pessoas de classe social elevada e em paralelo, a vida de pessoas de classe social baixa, que os rodeiam, esse último grupo é formado por pessoas que trabalham para o primeiro grupo.
A história apresenta a vida de Paloma, uma adolescente de 12 anos de idade e de sua indignação com a vida que tem, filha de um deputado e de uma doutorada em letras, tem uma irmã chamada Colombe, sua família tem dois gatos nomeados como constitution e Parlament, nomes muito sugestivos e representativos quando comparado com seus aspectos físicos e comportamentais. Essa personagem acredita que deve se suicidar ao completar 13 anos de idade, pois a vida rodeada de privilégios não lhe dá sentido algum, por isso quer morrer para dar sentido a sua existência e com isso despertar sua família para questões sociais. Nesse enredo, Paloma planeja seu suicídio e por fogo na casa de seus pais.
O enredo ganha outros contornos ao tratar de Renée, concierge de 54 anos, que trabalha e reside no condomínio onde mora Paloma com sua família e outras famílias de classe alta. Conformada com os padrões que a sociedade lhe impõe, assume prontamente seu papel a fim de passar despercebida.
Após a morte de um dos patriarcas de uma família desse condomínio e a chegada de outro morador, houve grandes movimentos e despertou curiosidades em todos os demais moradores do condomínio, bem como em seus empregados.
A narrativa passa então para a vida desse novo personagem, conhecido por Kakuro Ozu, um grande cineasta que cria laços com Renée e Paloma. A partir de então, a autora dedica-se a esclarecer sobre a vida passada de Kakuro e Renée, tratando de traumas, perdas, alegrias, famílias e novos interesses e sonhos. Ao mesmo tempo expõe a forma como Paloma enxerga a vida, através de capítulos nomeados de “Pensamentos profundos”, esse personagem reflete sobre certos aspectos da vida, expondo seu ponto de vista.
Nessa trama, a escritora destaca muito bem questões sobre diferenças entre classes sociais e a forma como é aceita, delimitada e incorporada por todos os envolvidos, com exceções, Kakuro e Paloma.
Diante disso, observa que o romance é muito bem trabalhado. Trazendo por meio da narrativa, por intermédio da voz da narradora principal e pela voz dos personagens o cotidiano e histórias distintas que se cruzam para apresentar e provocar reflexão acerca de questões sociais, como a divisão e o tratamento entre classes sociais, preconceitos, a busca para se encaixar nas padrões estabelecidos pela classe social dominante, bem como pela virada de pensamentos e comportamentos. É uma excelente obra que visa provocar reflexão.
LINK de acesso ao vídeo: https://youtu.be/aPrqB1L3a2k
BIBLIOGAFIA RESUMIDA DA AUTORA:
Muriel Barbery, nasceu em Bayeux, em 1969, e mora na Normandia, onde leciona filosofia. Estreou na literatura com o romance A morte do gourmet, traduzido em doze línguas. Seu segundo livro, A elegância do ouriço, foi uma sensação literária no mundo.
Parabéns pelo trabalho! Gostei muito da forma como você apresentou o livro, os detalhes que trouxe podem chamar a atenção de quem ainda não conhece a obra e motivá-lo a ler. A elegância do ouriço também me provocou muitas reflexões!
ResponderExcluir