Quinta reunião

REUNIÃO


Data: 20 de janeiro de 2021.


   Nessa quinta reunião, os coordenadores deram continuidade as apresentações das resenhas sobre o livro "O filho de mil homens de Valter Hugo mãe".

    A primeira apresentação foi de Mayara que destacou a forma como o escritor tratou de assuntos tão atuais, como a vida do personagem Antonino.

    A apresentação seguinte, da bolsista Dafhine Alves apontou algumas questões sociais abordadas pelo autor, como por exemplo o papel da mulher, do homem, da homossexualidade na sociedade, no contexto da história.

    A terceira apresentação foi de Luísa que falou resumidamente sobre a história de todos os personagens principais.

    A última apresentação foi do Bruno, explicou que a obra é um romance cujo narrador é onisciente, pois o autor fala até de sentimentos dos personagens.

    Após as apresentações a coordenadora Andréa deu continuação ao assunto letramentos, falando que trata-se de articulação de concepção de língua e linguagem de dimensão política e uma abordagem técnico-metodológica (cotidiano escolar), para tanto, citou Faraco, segundo o qual  a língua é heterogênea e entidade política. Dimensão política estar em construir valores.

    Dando continuidade, ao assunto, tratou de Letramentos: considerações teórico metodológicas, pontuando que Street adota a perspectiva sociológica do letramento e  si contrapõe ao letramento que elege um único modelo. Para Street, língua é entidade política social além da estrutura/linguística.

    Diante disso, no ensino, os assuntos devem fazer sentidos para os alunos. Além disso, no deve haver sobreposição entre o escrito e o oral, ambos são importantes.

 Foi colocado a importância da abordagem etnográfica, consiste em detalhar/descrever o local/ambiente que será estudado, buscando focalizar os pontos de vistas dos participantes.

    Foi destacado também que a língua é mais do que gramática, é uma forma de interagir, devendo o docente olhar a situação em que os alunos se encontram para trabalhar com contextos variados e sempre olhar para a visão do aluno. Além disso é importante dominar o currículo escolar, os estudos da língua como estrutura e certos tipos de texto.

  Diante disso, é necessário que as nossas propostas pedagógicas façam mais sentido para o aluno. Para tal, podemos nos valer da etnografia, consiste em inicialmente estudar a comunidade escolar onde ensinará para compreender a turma e começar o ensino pelo que o alunado já conhece.

    Ao final da reunião, foi proposta uma atividade que consiste em assistir ao filme Xingu e fazer algumas anotações conforme atividade solicitada. 

    A atividade é em dupla. Após assistir ao filme é para fazer anotações de cenas em que há encontros com outros (interesse quando encontra os índios).

    A partir dessa data entramos em recesso, e ficamos com as atividades para fazer e serem entregues no dia 24 de fevereiro, bem como a leitura do livro, a resenha crítica e a criação e publicação de um vídeo no you tube,








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA CRÍTICA: A elegância do ouriço

TERCEIRA REUNIÃO COM A SUPERVISORA

Atividade Recesso - RESENHA: O filho de mil homens (Valter Hugo Mãe)